Simtec 2011: Fermentec apresenta novas tecnologias

Simtec 2011

Henrique Amorim e Henrique Neto durante entrevista coletiva no Simtec

O Painel Fermentec foi um dos destaques do Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira, o Simtec. Na edição deste ano a Fermentec apresentou seis palestras. O presidente da Fermentec, Henrique Amorim, apresentou duas. Na de abertura, mostrou que o sorgo sacarino pode ser uma boa alternativa para a entressafra. Sua moagem começa entre março e abril, antes da cana, podendo estender a safra por mais dois meses. Além disso, como a maior parte do açúcar se concentra do meio para o topo da planta, a colheita é facilitada e menos impurezas vão para a usina. O assunto causou grande interesse por parte do público e da imprensa. “O sorgo não virá para substituir a cana e sim para garantir que, na entressafra, o mercado tenha etanol suficiente para manter os preços do mercado”, afirmou Amorim. Em sua outra palestra Amorim dividiu o palco com Guilherme Ferreira, da Dedini, para mostrar o funcionamento do Ecoferm. O equipamento, que produz etanol com maior teor alcoólico e menos vinhaça, foi lançado no ano passado durante o Simtec.

Fermentação e contraste de fase

Mário Lúcio Lopes: pesquisas buscam caldo clarificado com melhor qualidade

As outras palestras tiveram temas variados. Mário Lúcio Lopes, diretor científico da Fermentec, apresentou a palestra com o tema Caldo de Difusor: Nova Opção para Clarificação. Esse processo é uma das etapas mais importantes para a fabricação do açúcar porque remove substâncias orgânicas e inorgânicas, preservando a sacarose. A Fermentec estuda esse processo para obter um caldo clarificado de melhor qualidade principalmente em relação ao extraído pelo difusor, um caldo mais difícil de produzir açúcar branco em comparação ao extraído pela moenda.

Kiko apresentou o funcionamento do digestor a quente

Ainda na parte de fermentação, Luiz Francisco Silva explicou o funcionamento do digestor a quente. O equipamento, desenvolvido pela Fermentec, faz a extração dos açúcares no digestor a quente com resfriamento imediato, não ultrapassando os 30 minutos de análise.

Fernando Henrique Carvalho: contraste de fase é eficiente e não agride o meio ambiente

Fernando Henrique Carvalho abordou a microscopia de contraste de fase, procedimento importante para determinar a viabilidade celular das leveduras e considerado ecologicamente correto porque não usa reagentes para identificar as células vivas das mortas. O Simtec 2011 recebeu quase 15 mil visitantes de 15 países. Cerca de R$ 400 milhões foram movimentados em negócios durante o evento.

Estande da Fermentec no Simtec 2011

Esta entrada foi publicada em Eventos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>