Cachaça de Salinas: leveduras personalizadas aumentam qualidade

Cachaça de Salinas

Produtores de cachaça de Salinas visitam instalações da Fermentec

A cachaça de Salinas, um dos produtos mais tradicionais de Minas Gerais, pode ter sua produção beneficiada com o uso de leveduras personalizadas. No dia 11 de maio um grupo de 18 produtores de cachaça de Salinas estiveram na Fermentec para conhecer novas tecnologias de fermentação para a bebida. Os produtores conheceram todas as instalações da Fermentec e assistiram a uma palestra sobre produção de cachaça apresentada pelo presidente Henrique Amorim.

O presidente da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas, Apacs, Carlos Sebastião Adriani, afirmou que os produtores estão buscando o aprimoramento de seus processos para aumentar os lucros e reduzir as despesas. Para Amorim, as leveduras personalizadas podem manter um padrão de qualidade para a cachaça não perder suas características “Com a levedura é possível extrair o produto final sempre com o mesmo padrão o ano todo. Nesta região é comum a bebida de uma mesma marca ter sabores diferentes”, explicou.

A visita à Fermentec fez parte de uma iniciativa que prevê a fundação da Embaixada de Salinas no Estado de São Paulo, que terá o objetivo de divulgar e valorizar este produto regional tão apreciado por brasileiros e estrangeiros.

Esta entrada foi publicada em Tecnologia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>