Otimização de energia é tema de palestra da Dedini na Reunião Anual

A vinhaça sempre foi um desafio a ser enfrentado pelo setor sucroalcooleiro. Nos últimos anos, diversas tecnologias têm surgido focadas em diminuir alguns obstáculos desse resíduo produtivo. Parceiras em soluções para vinhaça, Dedini e Fermentec estão juntos novamente para falar sobre o tema. No próximo dia 31, a Dedini Indústrias de Base marca presença na 33ª Reunião Anual da Fermentec e fala em palestra cujo mote é a “Redução do volume de vinhaça e otimização energética”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Guilherme Marengo Ferreira.

A palestra mostra os avanços obtidos por meio da parceria Dedini/Fermentec, abordando o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de produzir etanol reduzindo o volume da vinhaça pela metade, por meio do aumento do teor alcóolico. “Por meio de nossa parceria com a Fermentec pudemos inserir em nosso portfólio um novo processo de fermentação, denominado ECOFERM, que possibilita a obtenção de um teor alcoólico do vinho de até 16° GL,  reduzindo o volume de vinhaça dos atuais 12 litros por litro de etanol para aproximadamente 5 litros de vinhaça por litro de etanol. Além disso, essa tecnologia proporciona uma  redução do consumo especifico de vapor na destilação em torno de 1,14 Kg de vapor por litro de etanol e também reduz utilização de água tratada para diluição do fermento. Esperamos que a palestra possa mostrar aos participantes do encontro as vantagens que a adoção de tecnologias desse tipo apresentam tanto para diminuir os custos logísticos, na medida em que haverá menos vinhaça para ser distribuída ao campo, quanto melhorar aspectos ambientais e sociais que envolve a aplicação da vinhaça in natura no campo”, diz Guilherme Marengo Ferreira.

A palestra da Dedini será realizada no dia 31 de maio, às 15h15.

Mais informações sobre a empresa no site da Dedini

 

Esta entrada foi publicada em Reunião Anual. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>