International Sugar Journal: artigo desvenda fatores que afetam a qualidade do açúcar

International Sugar Journal

A revista International Sugar Journal, uma das publicações mais importantes sobre novas tecnologias do setor sucroalcooleiro mundial, publicou em sua última edição os resultados de pesquisa realizada pela Fermentec sobre a qualidade do açúcar.

O artigo com o título “Impacto dos componentes químicos do caldo de cana na clarificação e na qualidade do açúcar VHP”  foi desenvolvido por Eduardo P. Borges, Mário Lúcio Lopes e Henrique Amorim (International Sugar Journal 2012, vol. 114, número 1364). O objetivo da pesquisa foi analisar diversas substâncias e identificar seus impactos na clarificação do caldo e qualidade do açúcar.

Para o estudo foram coletadas 54 amostras de caldo (primário, caleado e clarificado) e de açúcar por várias semanas em uma unidade industrial, cliente da Fermentec, que processa quatro milhões de toneladas de cana por safra. As amostras foram analisadas para a determinação da concentração de sacarose, glicose, frutose, ácido láctico, acético, aconítico, dextrana, minerais, impurezas insolúveis, turbidez e cor.

Equipamentos modernos, como o cromatógrafo, determinam os açúcares com mais precisão

A pesquisa identificou os fatores relacionados com a composição do caldo que mais afetaram a clarificação e qualidade do açúcar naquela unidade industrial. Foram utilizadas as metodologias mais avançadas na área de cromatografia (HPAEC e HPIC) para determinação “real’ dos açúcares e ácidos orgânicos. Com as mudanças que estão ocorrendo na colheita da cana-de-açúcar torna-se imprescindível conhecer melhor a composição dos caldos e as suas variações ao longo da safra e como podem afetar a produção de açúcar.

Este trabalho também pode ser realizado em outras unidades industriais que queiram identificar quais são os componentes do caldo de cana que interferem na etapa de clarificação e na qualidade final do açúcar durante a safra. Conhecendo estes fatores e o quanto interferem nos resultados de cada usina, podemos orientar a indústria para melhorar o processo de produção de açúcar e a qualidade do produto final.

Para mais informações, entre em contato com a equipe Fermentec pelo e-mail contato@fermentec.com.br

Esta entrada foi publicada em Tecnologia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>