Leveduras personalizadas trazem retorno rápido do investimento

A contaminação bacteriana afeta o rendimento fermentativo das leveduras e encarece a produção de etanol devido ao custo dos antibióticos aplicados para o seu controle. A eficiência é comprometida porque as bactérias contaminantes do processo de fermentação competem com as leveduras pelos açucares do mosto e produzem ácidos orgânicos que provocam a queda da viabilidade e do rendimento fermentativo.

Por isso, a seleção de leveduras mais resistentes ao estresse provocado pela contaminação bacteriana é a solução ideal para aumentar a eficiência do processo fermentativo. Para alcançar este objetivo, a Fermentec seleciona leveduras personalizadas adaptadas às condições de processo das unidades industriais, onde dominaram e permaneceram até o final da safra, com habilidades fermentativas comparáveis ou superiores as leveduras tradicionalmente utilizadas.

Os resultados revelaram que a levedura mais afetada pela contaminação bacteriana foi a de panificação. Já as leveduras com melhores rendimentos foram as do grupo PE-2 e personalizadas. Para uma usina que produz 800.000 litros de álcool/dia a utilização das leveduras personalizadas levaria a um ganho de R$ 47.000,00 a R$ 170.000,00 por dia sobre a levedura de panificação, ou seja o investimento com leveduras personalizadas pode ser pago em alguns dias.

Este ganho varia de acordo com a levedura e as condições de fermentação. Este trabalho mostrou que a levedura de panificação não consegue se desenvolver frente à contaminação bacteriana. Além disso, as leveduras do grupo da PE-2 e as personalizadas responderam de maneira diferente frente à acidez provocada pelas bactérias.

 

Esta entrada foi publicada em Tecnologia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>