Tecnologia ALTFERM, da Fermentec, é a vencedora do Prêmio ACIPI

A Fermentec será contemplada na sexta edição do Prêmio Empresa Sustentável, realizado todos os anos pela Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, ACIPI, pela tecnologia ALTFERM. O centro de pesquisas da Fermentec vem desenvolvendo um processo fermentativo para aumentar o teor alcoólico no processo de produção do etanol. Esse aumento do teor, além de aumentar a produtividade e a eficiência das usinas, reduz a produção de vinhaça, um subproduto da fermentação cuja destinação gera altos custos para o setor. Com esta nova tecnologia é possível aumentar o teor alcoólico, reduzir a produção de vinhaça e consequentemente obter uma economia representativa com consumo de água e combustível, poupando o meio ambiente.

Traduzindo em números, para uma usina que produz em média 600 mil litros de etanol por dia, a mudança representa uma queda de 340 milhões de litros de vinhaça e 157 mil litros de óleo diesel para fazer o transporte a 20 quilômetros de distância. Em termos financeiros, a economia pode chegar a R$ 346.133 somente com óleo diesel. Do ponto de vista ambiental seriam 408.200 kg de gás carbônico a menos lançados na atmosfera e redução no consumo de 36 milhões de litros de água potável na safra por usina.

O 6º Prêmio Empresa Sustentável tem os objetivos de estimular o desenvolvimento e a capacitação de empresas da região e reconhecer as iniciativas que tragam benefícios ambientais para a sociedade. A Fermentec será premiada na categoria Empresa de Pequeno Porte do Setor Varejo e Serviço. A solenidade para a entrega da homenagem será realizada no dia 1º de dezembro de 2014 às 19h30 na sede da ACIPI.

Esta entrada foi publicada em Eventos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>