eBook gratuito aborda a revolução das leveduras personalizadas®*

Veja como a alta tecnologia está mudando a realidade das usinas nesta publicação lançada pela Fermentec

As leveduras selecionadas foram a primeira grande revolução no processo de fermentação alcoólica. Graças às técnicas de cariotipagem e DNA mitocondrial foi possível identificar leveduras com características desejáveis pelas indústrias: dominância em relação às leveduras selvagens, permanência na fermentação e redução na floculação e produção de espuma na dorna. Esse avanço permitiu às usinas utilizarem as linhagens como a PE-2, CAT-1 em suas fermentações, reduzindo os custos e aumentando a eficiência industrial. Daí em diante houve uma série de evoluções para tornar as leveduras cada vez mais adaptadas ao processo, como a FT 858L e, acompanhando a nova realidade do setor, em 2014 a Fermentec lançou a levedura Fermel®, uma linhagem mais tolerante ao melaço, mais presente no processo industrial.

Mas, recentemente, uma outra opção foi alcançada com muita pesquisa e ensaios em plantas piloto para tornar mais vigoroso o exército de leveduras no processo. É possível personalizar a levedura, moldar uma tecnologia própria, feita sob medida para cada particularidade da fermentação de uma determinada usina.

O eBook Taylored Yeasts Strain for Ethanol Production: the Process-Driven Selection (Linhagens de leveduras personalizadas® para a produção de etanol: a condução do processo, em tradução livre) é uma primeira compilação de dados de 12 usinas brasileiras com 21 leveduras que juntas produzem quatro bilhões de litros de etanol. O livro mostra como essas leveduras personalizadas® alcançaram dominância e persistência de 100% no decorrer da safra e apresentaram grande resistência à contaminação bacteriana e ao alumínio, mineral presente no caldo de cana que afeta a produtividade industrial.

Autores do eBook: Mario Lucio Lopes, Silene Cristina de Lima Paulillo, Rudimar Antonio Cherubin, Alexandre Godoy, Henrique Berbert de Amorim Neto e Henrique Vianna de Amorim. O trabalho foi revisto e discutido por três cientistas mundialmente conhecidos na área: Prof. Marc-André Lachance (Univ. of Western Ontario – Canadá), Prof. Graeme Walker (Abertay Univ. – Reino Unido) e Prof. Johan Thevelein (Katholike Univ. Leuven – Bélgica).

A publicação, em inglês, está disponível para download gratuitamente no site da Fermentec www.fermentec.com.br

Em breve, a Fermentec fará o lançamento da publicação em português.

Leveduras personalizas® é uma marca registrada pela Fermentec

Esta entrada foi publicada em Por dentro da tecnologia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>