Livro da Universidade do Estado de Ohio relembra trajetória da Fermentec

Família Amorim e outros participantes do simpósio no jardim da Universidade do Estado de Ohio

Toda a história de empreendedorismo e visão de Henrique Vianna de Amorim à frente da Fermentec recebeu um reconhecimento internacional com o lançamento do livro Pathways to Collaboration (Caminhos para a Colaboração, em tradução livre). A obra, composta por dois volumes, reúne 26 biografias de empresas públicas e privadas, ligadas ao setor de ciência, tecnologia e inovação, cujos fundadores tiveram passagem pela Universidade do Estado de Ohio (Ohio State University – OSU). O local de lançamento foi a própria universidade, em que pessoas de diversas partes do mundo puderam, além de receber o livro, participar de um simpósio em que apresentaram um pouco de suas trajetórias no desafio de empreender.

O fundador da Fermentec, Henrique Vianna de Amorim, e o vice-presidente, Henrique Amorim Neto apresentam a história da empresa durante o simpósio

A Universidade do Estado de Ohio faz parte de um momento especial na vida do fundador da Fermentec, Henrique Amorim. Foi lá que ele fez seu mestrado em bioquímica das plantas no final da década de 60 e se aprofundou ainda mais em sua vocação que já estava muito aflorada: a pesquisa e a ciência aplicada. Amorim retornou a Ohio em 1974 como professor visitante, época que precedeu o início de um dos maiores centros de pesquisa de fermentação alcoólica e outras tecnologias ligadas ao setor sucroenergético, a Fermentec, nascida em 1977.

Livro conta a história da Fermentec e de outras 25 empresas, as quais os empreendedores têm ligação com a universidade

Agora, em abril de 2018, Amorim, acompanhado de sua família, sua esposa dona Vera, seus filhos Henrique (hoje presidente da Fermentec) e Flavia, sua nora Camila e seu genro Miguel, reviveu neste reencontro todas as expectativas que tinha naquela época e tudo que foi realizado em mais de 40 anos de estudo e trabalho “este evento na universidade foi maravilhoso e coroado com o livro, cujo título já diz tudo que precisamos para inovar, a colaboração. Afinal, a Fermentec nestes 40 anos não chegaria aos resultados que alcançou sem a confiança e o trabalho de seus primeiros sócios, Edvaldo Zago e Joaquim Oliveira, dos 16 sócios atuais, seus colaboradores e usinas clientes. Além disso, a capa do livro é extremamente simbólica porque mostra o jardim da universidade com seus caminhos, uma rede de conexões que nos leva ao conhecimento”, pontuou Amorim.

Esta entrada foi publicada em Eventos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>