Trocadores a placas Free Flow (canal livre) no tratamento de caldo

O tratamento de caldo em usinas de açúcar com destilaria anexas ou autônoma é um item de grande importância para atingir altos índices de eficiência industrial com redução de perdas de ART.

Os aquecedores de caldo e/ou regeneradores tem o objetivo de aquecer o caldo para a decantação, cujo objetivo pode ser resumido em: melhorar a qualidade do açúcar final (cor, impurezas, etc.) e para o etanol “esterilizar” o caldo para obter maior teor alcoólico na fermentação.

Para os dois principais produtos da usina (açúcar e etanol) tanto o tempo necessário para o aquecimento e a forma com que os trocadores são limpos são extremamente importantes.

Os trocadores a placas com tecnologia Free Flow da Sondex® trazem uma evolução para as aplicações de tratamento de caldo. Sua tecnologia de canal livre sem contato mecânico entre as placas, não permite o acumulo do bagacilho, garantindo assim uma alta performance de processo, maior tempo de campanha e eliminação da necessidade de abertura mecânica do equipamento, base rotina de limpeza química.

Confira na imagem a seguir as principais diferenças entre os dois tipos:

Modelo tradicional espinha de peixe (esq.) e modelo Free Flow canal livre (dir.)

Detalhe do espaçamento entre placas Free Flow

É possível observar que o espaçamento maior estre as placas e, principalmente, constante sem estreitamento do canal, permite o fluxo do bagaçilho sem dificuldades.

Principais vantagens da tecnologia em trocadores a placas Free Flow no tratamento de caldo:

- Menor diferencial de temperatura (Maior efeito regenerativo e/ou economia de vapor);

- Menor perda de carga e com isto, menor custo de instalação;

- Sem pontos mortos que possam gerar acúmulos entre as placas (alta performance e mínima contaminação do caldo);

- Permite o uso de vinhaça no aquecimento do caldo;

- Maior campanha operacional sem necessidade de abertura dos trocadores (produção continua), mantendo uma limpeza química adequada ao processo;

- Prontos para expansão da capacidade produtiva;

- Espaço útil para instalação otimizado.

A imagem acima apresenta o espaço requerido pelos trocadores a placas já previsto aumento da capacidade com a simples adição de placas nas estruturas existentes, reduzindo o custo total do projeto na expansão.

Mais informações:
(19) 3878-7028
info@sondex.com.br

http://sondex.com.br/

Conteúdo produzido pela empresa Sondex

Esta entrada foi publicada em Reunião Anual e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>