Webmeeting Fermentec 2020 será em setembro

Desde 1978, a Fermentec reúne profissionais do Brasil e das Américas na Reunião Anual, um dos eventos mais tradicionais do setor sucroenergético nacional. O principal objetivo do evento é apresentar às usinas clientes Fermentec as mais recentes pesquisas em fermentação alcoólica, para a produção de etanol, controle laboratorial e as melhores práticas na fábrica de açúcar. Na 41ª edição, realizada em julho de 2019 durante dois dias no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, mais de 400 pessoas participaram da Reunião Anual onde puderam adquirir novos conhecimentos para planejar a safra seguinte em busca de maior eficiência nos processos. Além das palestras, a Reunião Anual também promove uma feira no mesmo local com estandes de empresas parceiras, que apresentam equipamentos de última geração e insumos para o controle e qualidade da produção de açúcar e etanol.

Este ano, a Fermentec estava com tudo preparado para realizar a Reunião Anual nos dias 29 e 30 de julho, novamente na cidade de Ribeirão Preto, mas a proibição de eventos por conta das medidas de isolamento social adotadas no final de março no estado de São Paulo para o enfrentamento da Covid-19 forçou uma mudança de planos. Em um ano em que a pandemia acelerou mudanças e trouxe novos desafios para todos os setores da economia, a assistência tecnológica para as usinas tem um papel ainda maior para auxiliar essas empresas a superar as dificuldades. Para seguir contribuindo com conhecimento e aproveitar o conteúdo da Reunião Anual que já estava preparado, será realizado o Webmeeting Fermentec, um evento totalmente on-line que vai manter a mesma qualidade do encontro presencial.

Em 2021, se as condições sanitárias do Brasil permitirem, a Fermentec vai realizar a Reunião Anual, presencial, como já faz há mais de 40 anos e também a segunda edição do Webmeeting, no formato on-line, que entrará para o calendário dos eventos do setor sucroenergético nacional.

Como será o Webmeeting Fermentec?

O Webmeeting Fermentec será realizado nos dias 14, 15, 16 e 17 de setembro, sempre das 19h às 21h10 com transmissão pelo YouTube. A principal novidade é que este ano o encontro não será restrito apenas aos clientes Fermentec, o evento será aberto e gratuito a todos que quiserem participar mediante o envio de um formulário de inscrição.

Cada noite terá um painel temático que será dividido em três palestras, uma entrevista e ao final os participantes poderão acessar a plataforma do Zoom para acompanhar um debate que amarra, conclui e tira dúvidas sobre os assuntos abordados no painel.

Por que participar do Webmeeting Fermentec?

Desde sua fundação, em 1977, a Fermentec tem a missão de transferir tecnologia e gerar valor às usinas e destilarias por meio de pesquisas, consultoria, benchmarking, engenharia e treinamento. O conhecimento acumulado pela Fermentec em mais de 40 anos de pesquisa e aplicação das tecnologias na indústria permitiu ao setor conhecer com mais profundidade as leveduras, as estrelas da fermentação alcoólica, e os agentes que interferem negativamente na fermentação (bactérias e leveduras selvagens), tudo por meio da análise de dados e testes feitos em laboratórios próprios na sede em Piracicaba, SP, ou em ensaios piloto de usinas parceiras.

Da mesma forma que a Reunião Anual oferece assistência aos clientes para a safra atual e já prepara para a próxima, o Webmeeting também terá o papel de mostrar o que já pode ser aplicado para aproximar a usina do futuro e largar na frente na adaptação às novas tecnologias.

Programação completa Webmeeting Fermentec*

14/09/2020 (segunda-feira)

19:00  Vídeo de abertura

19:05  Boas-vindas – Henrique Vianna de Amorim, fundador da Fermentec

19:10  Abertura – Henrique Berbert Amorim Neto – Presidente da Fermentec

19:20  Apresentação Webmeeting

Painel Etanol de Milho

19:30 Cesar Francisco Martins Garcia (Moderador) – Remoto

19:40 Etanol de Milho Integrado às Usinas de Cana de Açúcar e Cooperativas – Alexandre Godoy (Fermentec)

20:00 P&R

20:05 A Sustentabilidade do Etanol de Milho no Brasil – Prof. Dr. Marcos Fava Neves (FEA-RP/USP) – Remoto

20:35 P&R

20:40 Importância dos co-produtos na determinação da competitividade do etanol de milho – Ângelo Pedroza (Vinculum Agro) – Remoto

21:10 P&R

21:15 BASF

21:25 Grande Debate

21:50 Encerramento

15/09/2020 (terça-feira)

Painel Fermentações Inteligentes

19:00 Abertura

19:05 Henrique Neto (Moderador)

19:15 Inteligência na Adversidade – Prof. Andriei Jose Beber (FGV) – Remoto

19:50 Fermentação: Presente e Futuro – Fernando Henrique C. Giometti (Fermentec)

20:25 Thermofisher

20:35 Metrohm

20:45 Cases na prática: i. Alexandre Menezes (Usina da Pedra) – Plano Diretor Expansão da Fermentação – Remoto ii. Fernando Vicente (Usina Alta Mogiana) – A Importância da Levedura Personalizada – Remoto

21:15 P&R

21:20 Grande Debate

21:45 Encerramento

16/09/20 (quarta-feira)

Painel Açúcar

19:00 abertura

19:05 Rudimar Cherubin (Moderador)

19:15 Maximização da Produção de Açúcar i. Inovação tecnológica na indústria açucareira, face às mudanças no sistema de colheita da cana-de-açúcar” – Prof. Claudio Aguiar (ESALQUSP) ii. Uso da tecnologia e inovações na maximização da produção do açúcar – Murilo Vilela (Fermentec)

iii. Novo Parâmetro para Monitoramento de Fábrica – Luiz Anderson Teixeira (Fermentec)

20:15 P&R

20:20 Reverflux (Phelipe Czelusniak)

20:30 Solenis (Glauco Martins Mello Junior)

Painel Novas Tecnologias – Melaço de Soja

20:40 Mário Lucio Lopes (Moderador) i. Melaço de Soja 1. Estratégia da CJ Selecta na Transformação de Melaço de Soja em Etanol – Fernando Betinardi (CJ Selecta) – Remoto 2. P&D e Scale-up – Guilherme Marengo Ferreira (Fermentec)

21:20 P&R

21:25 Grande Debate

21:50 Encerramento

17/09/20 (quinta-feira)

Painel Controle Analítico

19:00 Abertura

19:05 Claudemir Bernardino (moderador) i. Introdução: Dificuldades e Alternativas nos controles e medições PCTS e RGD

19:25 Sueg (Marcelo Fava)

19:35 Laboratório Futuro (Raman/NIR/Cromatografia) – Avanços – Eduardo P. Borges (Fermentec)

19:55 P&R

20:00 Cetec (Dorival Jr)

20:10 Spectral (Guilherme Holland)

20:20 Quantificação dos Açúcares (Interferentes no ATR e Comparativo metodologias da Prensa e Digestor) – Fernando E. Ré (Fermentec)

20:40 P&R

20:45 Quantificação do ART do Mosto (Importância do Sistema de Amostragem e Sistemáticas de Medição dos Volumes) – Cases Clientes Fermentec – Éder Silvestrini (Fermentec)

21:05 Alcoóis Especiais e Otimização Energética – Claudemir Ribeiro (JW) Remoto

21:20 P&R

21:25 Grande Debate

21:50 Encerramento

*Sujeita a alterações

Como participar?

A inscrição para o Webmeeting Fermentec é gratuita e pode ser feita pelo site

http://eventosfermentec.com.br/

O evento será transmitido pelo YouTube nos dias 14,15,16 e 17 de setembro de 2020, sempre a partir das 19h.

Esta entrada foi publicada em Webmeeting Fermentec e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>