Fabricação do açúcar e rendimento da fermentação: novas análises

Fabricação do açúcar

Para a fabricação do açúcar e a fermentação se tornarem mais eficiente, a Fermentec lançou novas análises químicas que serão utilizadas já na safra 2012/2013. Oligossacarídeos que afetam a qualidade do rendimento, as vantagens do fermento seco e monitoramento mais profundo da qualidade do açúcar estão entre as novidades. Confira as novidades da Fermentec para aumentar a eficiência na fabricação do açúcar:

Oligossacarídeos: determinação no caldo de cana

Os oligossacarídeos como a isomaltose, kestose, nistose, palatinose, entre outros, podem aumentar os infermentescíveis do mosto e prejudicar o cálculo do rendimento da fermentação. Em alguns casos, estes oligossacarídeos podem representar mais de 4% do açúcar do caldo. Graças ao uso da cromatografia, com o equipamento HPAEC-Dionex, e metodologia desenvolvida pela Fermentec tem sido possível detectar e quantificar estes compostos no caldo de cana.

Teste de floco ácido em açúcar

É um  parâmetro importante para indústrias de bebidas e refrigerantes porque permite avaliar a qualidade do açúcar e seu potencial para formar flocos ácidos. Estes flocos prejudicam a qualidade e o aspecto da bebida para consumidor.

Determinação do Indicator Value (IV) para açúcar

Trata-se de um índice relacionado aos compostos da cana responsáveis pela cor do açúcar e formação de flocos. Foi desenvolvido em 1971, mas só recentemente passou a ser adotado como um indicador de qualidade do açúcar.

Ácido aconítico no açúcar

O ácido aconítico causa diversos problemas na indústria e tem sido detectado em amostras de açúcar por cromatografia com o equipamento HPIC-Dionex. Por isso sua identificação é importante e a Fermentec faz esta análise.

Determinação de cálcio em açúcar

O cálcio está relacionado a diversos tipos de flocos, inclusive no açúcar.

Poder de fermentação do fermento seco

O poder de fermentação mostra o vigor do fermento seco pela velocidade de desprendimento do CO2. É um parâmetro de grande importância para avaliar o estado do fermento durante transporte, armazenamento e nas suas aplicações.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: laboratorio@fermentec.com.br

 

Esta entrada foi publicada em Tecnologia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *