Cachaça de Salinas
A cachaça de Salinas, um dos produtos mais tradicionais de Minas Gerais, pode ter sua produção beneficiada com o uso de leveduras personalizadas. No dia 11 de maio um grupo de 18 produtores de cachaça de Salinas estiveram na Fermentec para conhecer novas tecnologias de fermentação para a bebida. Os produtores conheceram todas as instalações da Fermentec e assistiram a uma palestra sobre produção de cachaça apresentada pelo presidente Henrique Amorim.
O presidente da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas, Apacs, Carlos Sebastião Adriani, afirmou que os produtores estão buscando o aprimoramento de seus processos para aumentar os lucros e reduzir as despesas. Para Amorim, as leveduras personalizadas podem manter um padrão de qualidade para a cachaça não perder suas características “Com a levedura é possível extrair o produto final sempre com o mesmo padrão o ano todo. Nesta região é comum a bebida de uma mesma marca ter sabores diferentes”, explicou.
A visita à Fermentec fez parte de uma iniciativa que prevê a fundação da Embaixada de Salinas no Estado de São Paulo, que terá o objetivo de divulgar e valorizar este produto regional tão apreciado por brasileiros e estrangeiros.