Ceres Sementes participa da 33ª Reunião da Fermentec

Ceres Sementes do Brasil apresenta na 33ª Reunião Anual da Fermentec sua tecnologia centrada na produção de etanol a partir de híbridos de sorgo sacarino. A empresa, de origem americana, está instalada no município paulista de Piracicaba desde 2010 e comercializa sementes híbridas de sorgo sacarino.

O cultivo e o processamento de sorgo sacarino permitem produzir etanol em plena entressafra da cana. De acordo com o gerente geral da Ceres Sementes, William Burnquist, o sorgo sacarino e a cana-de-açúcar apresentam várias semelhanças. A principal diferença reside no ciclo reprodutivo do primeiro, que é de até 120 dias e acontece exatamente no período de entressafra da segunda, entre os meses de novembro e abril.

Burnquist ressalta que o etanol de sorgo sacarino deve ser encarado hoje como uma tecnologia complementar. Enfatiza, porém, que no curto prazo essa planta desponta como o recurso o mais viável para auxiliar as usinas brasileiras a aumentar sua produção de etanol.

“Os híbridos da Ceres possibilitam produção rápida e em escala, por permitir uso da infraestrutura já instalada nas usinas, ou seja, para extração de etanol sorgo nenhuma alteração se faz necessária na logística nem nos equipamentos hoje empregados nas empresas do setor sucroenergético”, salienta Burnquist.

O executivo acrescenta ainda que várias usinas brasileiras já aderiram à tecnologia da Ceres Sementes, e estudam aumentar sua área cultivada com sorgo sacarino nos próximos anos.

Sobre a Ceres

Fundada em 1997 nos Estados Unidos, a Ceres Inc., líder no desenvolvimento de culturas energéticas, é uma empresa de sementes que utiliza modernas tecnologias de melhoramento e biotecnologia. Atua nas culturas de sorgo, switchgrass e miscanthus, entre outras. A companhia chegou ao Brasil em 2010 e está estabelecida em Piracicaba. Ceres Sementes do Brasil pesquisa, produz e comercializa sementes de sorgo sacarino híbrido, que é utilizado como complemento da cana-de-açúcar na produção de biocombustíveis e bioenergia.

Mais informações sobre a empresa no site da Ceres Sementes

Esta entrada foi publicada em Reunião Anual. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *