Rating Operacional BENRI

O rating operacional é uma classificação relativa da eficiência operacional de unidades produtoras, cujo mercado apresente as condições necessárias para mensuração e comparação de indicadores. Nesse contexto, o rating BENRI classifica a eficiência operacional de unidades produtoras de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e energia a partir da avaliação e auditoria de indicadores agrícolas e industriais.

Ponto de equilíbrio entre custo e excelência operacional

Através dos indicadores avaliados no rating BENRI é possível identificar oportunidades de melhorias não somente do ponto de vista operacional, mas também relacionados aos custos de produção, pois não adianta “ser bom e ser caro”, ou apresentar custo reduzido com baixa eficiência, é fundamental encontrar o ponto de equilíbrio econômico entre desempenho e custo.

Dentro do rating agrícola, por exemplo, a usina dificilmente vai atingir a excelência operacional em todos os indicadores, muitas vezes ganha-se por um lado e perde-se de outro. Por isso é importante identificar quais os indicadores com maior potencial de ganho, considerando o ponto de equilíbrio entre custo e desempenho, além dos fatores limitantes para aumentar o seu rating. Nessa análise dos indicadores agrícolas, é importante avaliar diferentes fatores. A localização da usina, por exemplo, impacta diretamente fatores como:

  • Ambiente de produção;
  • Arrendamento;
  • Distância média;
  • Irrigação;
  • Rendimento médio de colheita (RMC);
  • Tratos culturais.

O ambiente de produção está estritamente ligado às condições edafoclimáticas, com isto, dependendo da predominância de ambientes agronomicamente restritivos, os investimentos agrícolas necessários para melhoria da fertilidade do solo necessitam ser avaliados em conjunto com o potencial agrícola produtivo, visando a maximização dos resultados.

O custo de arrendamento também varia de acordo com a localização. Nas fronteiras agrícolas, esse custo tende a ser menor do que nas áreas tradicionalmente cultivadas com cana-de-açúcar, benefício que pode mitigar o custo de investimento em melhoria de qualidade do solo nas regiões menos aptas.

Com relação à distância média, em regiões de alta densidade canavieira, é comum ocorrer disputas por terras e matéria-prima, levando a um aumento do raio médio do transporte das usinas, que impacta o custo de produção – ressaltando a necessidade do incremento vertical da produtividade agrícola.

Dependendo da localização geográfica, a irrigação é pré-requisito para a viabilidade da usina, o que possibilita a sobrevivência da unidade. O custo do emprego desta tecnologia de ponta irá reverter em alta longevidade e produtividade agrícola.

Em regiões altamente povoadas há maior competitividade por terra e matéria-prima, resultando em um maior risco de áreas agrícolas pulverizadas de pequeno tamanho, com menor tiro de colheita e elevado número de mudança das frentes de colheita, o que reduz o rendimento médio da colheita e aumenta o custo da tonelada colhida.

Quando a área produtiva agrícola se encontra próxima ao parque industrial de forma contígua, existe uma redução significativa do custo da utilização racional dos resíduos agroindustriais, reduzindo os gastos com fertilizantes químicos e também possibilitando maior produtividade agrícola e ganhos na qualidade tecnológica da matéria prima.

Todos os fatores mencionados são avaliados na apuração do rating operacional agrícola do BENRI, que contempla 93 indicadores levantados e auditados mensalmente pela equipe do BENRI nas unidades participantes. Dentro de um setor que trabalha com commodities em que a usina não tem ação sobre valor do produto a ser vendido, mas tem controle sobre o custo, todos os subsídios que o BENRI proporciona estão sendo cada vez mais relevantes.

A importância da relatividade do rating do BENRI

A safra 2020/2021 foi um bom exemplo para explicarmos a importância da relatividade do rating BENRI, pois foi uma safra diferente em termos climáticos (safra seca) e devido aos problemas acarretados pela pandemia do Covid-19.

Ao analisarmos a safra 2020/21, os rendimentos de um modo geral foram maiores em comparação às safras anteriores: esta evolução foi devido a uma melhoria operacional ou causada pelos fatores externos, como o clima e as consequências da pandemia?

Esta é uma das situações em que o rating tem uma importância fundamental na avaliação do desempenho da usina, pois é uma comparação relativa que leva em conta as variações dos fatores externos à operação.

Com a metodologia do rating BENRI é possível saber, por exemplo, se um aumento de eficiência nominal de 2% indica um desempenho melhor ou pior da usina em relação à safra anterior, pois se a média de eficiência das demais usinas foi superior em 3%, isto indica que o desempenho foi pior, e não melhor como o número absoluto indica. Esse tipo de informação sobre a evolução industrial é importante não só para avaliação operacional, mas também das necessidades de investimentos.

O Benri é patrocinador do Webmeeting Fermentec 2021/22 Reunião Início de Safra

Esta entrada foi publicada em Reunião de início de safra e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *