A nova era da descontaminação bacteriana com radicais livres

Os radicais livres são oxidantes versáteis, sendo superiores a outros oxidantes, como o cloro, dióxido de cloro e permanganato de potássio. Através da catálise, o composto H2O2 pode ser convertido em radical hidroxila (•OH) com reatividade inferior apenas ao flúor.

Os oxidantes mais poderosos e relacionando-os aos seus respectivos potenciais padrão (em V), temos: flúor (3,0), radical hidroxila (2,8), ozônio (2,1), peróxido de hidrogênio (1,77), permanganato de potássio (1,7), dióxido de cloro (1,5) e cloro (1,4). O peróxido de hidrogênio além de ser um agente oxidante (H2O2 + 2H+ + 2e- = 2H2O, 1,77 V) pode também ser usado como agente redutor (H2O2 + 2OH- = O2 + H2O + 2e-, -0,15 V).

O oxigênio reativo, sendo o principal oxidante no metabolismo aeróbico, devido à sua configuração eletrônica, tende a receber um elétron de cada vez, o que causa a formação de compostos intermediários altamente reativos. Esses radicais formados não são tóxicos às células e se degradam facilmente depois de sua ação imediata.

Agentes sanificantes ou sanitizantes são produtos capazes de reduzir a contaminação bacteriana à níveis seguros de acordo com a legislação em vigor. Podem ser classificados como agentes físicos (calor e radiação ultravioleta) ou químicos (compostos clorados, iodóforos, compostos quaternário de amônia, peróxido de hidrogênio, ozônio e hipoclorito de sódio) (WIRTANEN et al., 2001; CARDOSO et al., 2003).

Buscando um aumento de produtividade, usando a mesma quantidade de insumo e sendo ecologicamente correto, a fermentação etanólica adquire depois de quase 50 anos um aliado especial – OniOrgan

O OniOrgan (Gerador de Radicais Livres) é fabricado pela Onibras produtos químicos a mais de 2 anos, é considerado um antisséptico potente e apresenta uma boa eficiência como bactericida, fungicida, esporicida e virucida (CAVALLINI et al., 2012). Muitas aplicações dos geradores de radicais livres vêm sendo reportada na literatura por vários autores, desde a década de quarenta do século XX. Entretanto, a aplicação de Geradores de Radicais Livres em bioprocessos de produção de etanol não foi ainda reportada na literatura. O mecanismo de ação dos Geradores de Radicais Livres – OniOrgan – pode ser explicado a partir do rompimento das ligações sulfídricas e sulfúricas de enzimas presentes na membrana celular, interferindo de maneira prejudicial o transporte ativo da membrana e os níveis de soluto nas células (MACHADO et al., 2010).

Case de sucesso

No cliente A, foi avaliada a eficiência do biocida OniOrgan através de testes em planta, com dosagens de choque recomendadas e dosagem de manutenção nas cubas de fermentação do levedo tratado.

Os dados iniciais por análises de microscopia mostraram que a infecção da fermentação estava em alto níveis, antes do início da aplicação do OniOrgan:

  • Infecção: 4,09 x 108 bastonetes/ml
  • Viabilidade: 83,49%
  • Brotamento: 11,47%

Após a dosagem de choque e manutenção do OniOrgan, resultando em 350 ppm de biocida na dorna, obtivemos uma melhora na contagem:

  • Infecção: 1,68 x 106 bastonetes/ml
  • Viabilidade: 85,21%
  • Brotamento: 13,68%

Pelo gráfico abaixo, podemos ver mais claramente a eficiência do OniOrgan, no controle da população bacteriana:

Gráfico 1: Eficiência do OniOrgan no controle da população bacteriana.

Concluímos que com a dosagem do OniOrgan na cuba de fermentação, houve uma diminuição significativa na contagem de bactérias e não prejudicou a viabilidade e o brotamento das leveduras, mesmo usando uma pequena quantidade do produto, evidenciando a ótima relação custo benefício do OniOrgan.

A empresa Onibras é patrocinadora do Webmeeting Fermentec Reunião Anual 2021

Esta entrada foi publicada em Reunião Anual e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *