A Sustentabilidade para o Setor Sucroenergético sob o Ponto de Vista SOLENIS

Com a implementação do PROGRAMA DE FERMENTAÇÃO EFICIENTE SOLENIS℠ permitindo que a fermentação possa operar com altíssimo teor alcoólico, e de maneira estável, o impacto da redução do consumo de vapor e água utilizada no processo industrial é observado de forma significativa.

Outro benefício direto obtido a partir do PROGRAMA DE FERMENTAÇÃO EFICIENTE SOLENIS℠ é a redução significativa do volume diário de vinhaça produzida pelas colunas de destilação. Volume esse que necessita ser transportado até o campo por caminhões e outros sistemas, e bombeados ao campo com equipamentos que consomem alta quantidade de combustível fóssil.

A Tabela 2 mostra as análises da Sustentabilidade com o uso adequado do PROGRAMA DE FERMENTAÇÃO EFICIENTE SOLENIS℠, em uma fermentação alcoólica que operava com teor alcoólico em 8,0%v/v e, de forma gradativa e monitorada, teve o grau alcoólico elevado e mantido em 12,0%v/v.

Tabela 2 – Benefícios do aumento e estabilidade do teor alcoólico do vinho

*borbotagem
** etanol hidratado
***6,53R$/m3

Com a utilização monitorada do PROGRAMA DE FERMENTAÇÃO EFICIENTE SOLENIS℠ esta unidade industrial com produção de etanol hidratado em 680 m3/dia teve como benefício direto a economia em torno de 1 milhão de dólares na safra.

Uma análise mais crítica pode ser observada na operação de fermentações alcoólicas com altíssimo teor alcoólico, com a manutenção da estabilidade fisiológica das células de leveduras, no que diz respeito a hidráulica da própria fermentação, em termos da conjugação das dornas/cubas/centrífugas/bombeamentos/trocadores de calor, entre outros equipamentos, muito em função da redução significativa do volume produzido de vinho levurado (vinho bruto), o que reduz significativamente os custos operacionais, além da redução de energia elétrica dos equipamentos envolvidos.

Conclusão

O PROGRAMA DE FERMENTAÇÃO EFICIENTE SOLENIS℠, diagnosticado, monitorado e implementado de forma consistente com as equipes técnicas de nossas destilarias, promove benefícios diretos ao produtor, e ao meio ambiente, através da redução significativa da utilização de água e vapor de processo; da redução do volume produzido da vinhaça destinada à fertiirrigação; do bagaço economizado o qual pode ser destinado a produção de energia elétrica, ou seja, ele é capaz de:

• Garantir a ESTABILIDADE do processo fermentativo;
• Aumentar a PRODUTIVIDADE dos equipamentos;
• Melhorar a QUALIDADE do produto final;
• Confrolar efetivamente a CONTAMINAÇÃO bacteriana;
• Diminuir os DESVIOS de ART para outros fins;
• Aumentar a TOLERÂNCIA das leveduras ao meio fermentativo;
• Gerar oportunidades para NOVOS negócios;
• Diminuir o CONSUMO de água e vapor de processo;
• Reduzir a PRODUÇÃO de vinhaça;
• Diminuir o CUSTO operacional.

A empresa Solenis é patrocinadora do Webmeeting Fermentec Reunião Anual 2021

Esta entrada foi publicada em Reunião Anual e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *