Sistema BAC CEN 20-14: Seja Sulfúrico ou Clorídrico esse custo pode ser reduzido, acidentes e contaminações minimizados

ACIDIFICAÇÃO NO TRATAMENTO DA FERMENTAÇÃO

As características das diferentes cepas de leveduras existentes e atuantes nas fermentações atuais trazem a cada dia mais aprendizado na melhor forma de conduzi-la, buscando maiores ganhos de produtividade e/ou redução de custo. Neste ano de 2.021 tivemos um excelente desafio na gestão de nossos custos industriais na fermentação, com a explosão no preço do ácido sulfúrico os gestores tiveram que quebrar a cabeça para tentar manter seu custo de produção dentro do planejado, soluções diversas foram sugeridas e incrementadas, outras opções de ácidos surgiram, produtos diferentes foram criados, mudanças de parâmetros foram feitas buscando redução ou substituto. Isso fez com a que a CENTERQUIMICA, que sempre preconizou viabilizar o sistema BAC CEN 20-14 como um substituto ao ácido sulfúrico, tivesse a oportunidade de ampliar seu número de clientes e assim poder demonstrar as vantagens de nosso sistema de tratamento no fermento em condições de produção mais adversas possíveis. Trabalhando em diferentes tipos de fermentações, em diferentes climas, diferentes processos e diferentes cepas de levedura, observamos resultados muito interessantes.

Com devido conhecimento técnico de vossas instalações os gestores industriais, acreditando no nosso tratamento, conseguiram eliminar 70 % do uso de ácido na fermentação, outros reduziram 80%, houve quem conseguisse reduzir 100%, ou seja, “zero” ácido na fermentação, impedindo que a explosão nos valores do sulfúrico impactasse no custo de produção, principalmente na segunda metade da safra.


Com a redução da aplicação de ácido na fermentação, redobramos os cuidados em outros aspectos como floculação, viabilidade, tempo de fermentação, residual de açucares nas dornas, etc. A economia jamais deve reduzir nosso rendimento, não devemos economizar a qualquer custo, a perda de uma fermentação ou a recuperação dela geram custos que, na maioria das vezes, não são valorados facilmente e passam como valores indeterminados.

As expectativas para 2.022 é que o valor do ácido sulfúrico se mantenha bem acima dos preços históricos, o aquecimento na demanda e os excelentes resultados agrícolas farão com que o ácido sulfúrico ainda tenha escassez de oferta. A disponibilidade de ácido clorídrico no mercado não atenderá a demanda em substituição ao sulfúrico.

Considerando os consumos médios dos produtos utilizados nas fermentações dos clientes da Fermentec, onde todas as variáveis de consumo estão muito bem representadas, tanto na redução “forçada” do consumo de ácido como no aumento compensatório de outros produtos utilizados nos diferentes tratamentos das fermentações e utilizando valores de mercado, definimos um custo médio de um tratamento como referência e com a variação dos preço de ácido sulfúrico demonstramos o percentual de redução de custos com sistema BAC CEN 20-14, proporcionando uma redução de apenas 60% na dosagem de ácido.

O gráfico acima demonstra a variação de custo tendo como redução no consumo de ácido 60% de H2SO4 e sua oscilação de preço no mercado, ou seja, com ácido a R$2,00 e uma redução de 60% em seu consumo reduziremos em 10% o custo normal.

Com a acidificação reduzida pudemos observar um ganho de viabilidade celular que promoveu, com a eficiência de nosso tratamento mantendo a contaminação controlada, uma drástica redução na razão entre bactéria e levedura nas dornas, assim, com a concorrência reduzida, menor foi a produção de ácido láctico sendo o açúcar correspondente transformado em etanol, aumentando o Rendimento Fermentativo, conforme demonstrado nos gráficos abaixo.

Cliente 1
Cliente 2

Cliente 1
Cliente 2

Conteúdo da empresa Centerquímica, patrocinadora do Webmeeting Fermentec 2022 Reunião de Início de Safra.

Esta entrada foi publicada em Reunião de início de safra e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *