Versatilidade do uso da Espectroscopia Infravermelho na usina

Na produção de Etanol, seja a partir da cana de açúcar ou do milho, é essencial estabelecer um controle de qualidade rigoroso ao longo de toda produção para otimizar rendimentos e garantir alta qualidade. Neste aspecto, a espectroscopia de Infravermelho médio (FT-IR) ou próximo (FT-NIR) pode ser usada para análises rápidas e precisas dos parâmetros críticos de processo, desde a matéria-prima, co-produtos e intermediários até o produto final, permitindo o melhor controle de produção.


A espectroscopia FT-NIR fornece resultados para vários componentes em poucos segundos. As análises são muito fáceis de realizar e requerem pouca ou nenhuma preparação de amostra, além de não usar solventes ou reagentes nem gerar resíduos. Juntos, esses fatores resultam em economias para as usinas. É possível analisar amostras líquidas ou sólidas em bancada ou em linha, permitindo o monitoramento em tempo real das variáveis críticas de controle.

Matérias-Primas: A Bruker fornece soluções FT-NIR para estas aplicações que produzem de forma simples e rápida a composição em Brix, POL e Fibras na cana desfibrada ou em Teor de Amido, umidade e outros componentes para o milho.

Produtos Intermediários e Co-produtos: Nas usinas a base de milho, o FT-NIR possibilita análises para controle em todo o processo, sendo para avaliar a eficiência em processos de extração de açúcar ou para otimizar a qualidade de coprodutos como grãos de destilaria (DDGS), determinando as concentrações de umidade e outros parâmetros como proteína, gordura ou amido; tudo isso pode ser determinado de forma rápida e simultânea com a ajuda de um TANGO-R.

Já nas usinas a base de cana, podem ser analisados no TANGO são caldos, melaços, magma, mel (Brix, POL) e bagaço (POL e umidade).

TANGO-R

O monitoramento em tempo real com o MATRIX-F equipado com sensores de emissão permite que as plantas otimizem a eficiência nos processos de extração e secagem buscando custos mais baixos e maior rendimento.

MATRIX-F

Fermentação: Qualquer que seja o processo de fermentação usado, FT-NIR pode ser usado para monitorar os níveis de açúcar e o teor de álcool para manter as condições ideais para as leveduras, proporcionando alto rendimento durante toda a fermentação. A mesma amostra também pode ser analisada por FT-IR para respostas precisas de ácidos orgânicos e glicerol, permitindo ações rápidas para minimizar os efeitos de eventuais contaminações.

A espectroscopia FT-NIR ou FT-IR é uma ferramenta analítica poderosa para auxiliar as usinas obter o maior rendimento e qualidade e a Bruker oferece soluções customizadas para cada etapa do seu processo!
Obtenha mais informações em www.bruker.com ou envie sua dúvida para optics.br@bruker.com

A Bruker é patrocinadora da Reunião Anual Fermentec 2022

Esta entrada foi publicada em Reunião Anual e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *