Dedini e Praj desenvolvem soluções para otimizar produção de açúcar e etanol

Vista aérea da Dedini em Piracicaba

Atuando em vários segmentos, a Dedini S/A Indústrias de Base destaca-se como líder no fornecimento de equipamentos e plantas completas para o setor sucroenergético e de soluções capazes de contornar problemas que surgem ao longo dos processos produtivos. Dentro desse viés, e antenada com os desafios encontrados no cotidiano das empresas, busca parceiros capazes de atender tais demandas.

Uma das parcerias, estabelecida com a empresa indiana Praj, traz ganhos, na verdade um salto de qualidade em dois processos relevantes, a fermentação do melaço e a melhoria na eficácia do processo de produção do açúcar, o que ocorre por meio do desenvolvimento de dois produtos específicos.

No primeiro caso, o entrave observado na fermentação do melaço, ou seja, a presença de polissacarídeos na cana e beterraba, gera  alta viscosidade quando o caldo é processado em altas temperaturas na planta de açúcar (aquecimento do caldo, clarificação, evaporação, cristalização) e suas consequências, caso da diminuição da eficácia da clarificação, cristalização e recuperação do açúcar.

Por conta desse efeito adverso nos parâmetros de qualidade como a pureza do açúcar, pesquisas conduziram ao desenvolvimento do produto JUICEZYME, que controla efetivamente este desafio de alta viscosidade.

JUICEZYME hidrolisa efetivamente tanto o dextrano quanto o amido, e evita a necessidade de adquirir diferentes enzimas que são a dextranase e a amilase. Com isso, as usinas de açúcar têm reduzidos seus custos operacionais.

Importante destacar que o produto não é manufaturado e não contém micróbios geneticamente modificados. Além disso, tem aplicação simples, com diluição em água limpa e filtrada. Os pontos recomendados para as aplicações são o tanque de caldo misto após a moagem e o tanque de xarope clarificado. As parceiras fornecem serviços técnicos para identificar o método e o ponto de aplicação.

Outro produto desenvolvido pela parceria Dedini/Praj é o Effymoll+, uma biotecnologia de formulação especialmente projetada para melhorar o processo de fermentação alcoólica do melaço de cana-de-açúcar.

A Divisão de BioProdutos da Praj é especializada no desenvolvimento de formulações inovadoras que agregam valor econômico aos processos de fermentação. A especialização tem origem na vasta experiência em projetos e operações de processos de fermentação do tipo contínuo, batelada e batelada alimentada e no conhecimento abrangente da composição das matérias-primas e seu efeito sobre a fermentação e o metabolismo da levedura.

O Effymoll+ vem minimizar um problema recorrente, enfrentado globalmente: as limitações enfrentadas na fermentação com álcool à base de melaço.

Entre esses problemas podemos citar as variações sazonais na composição do melaço, processo frequentemente comprometido devido a inibidores, baixo crescimento de levedura e desempenho e problemas graves de contaminação.

Solução prática criada para atingir um processo de fermentação estável de alto rendimento, o Effymoll+ é uma combinação de microelementos específicos e bioquímicos que, segundo estudo criterioso, elimina contaminantes bacterianos, converte carboidratos não fermentáveis em açúcar fermentável, fornece nutrientes vitais para o crescimento de leveduras, evita a inibição do crescimento de leveduras, aumenta a eficiência e o rendimento de álcool em 5 a 15 litros / MT de melaço, aumenta a concentração do álcool no mosto em cerca de 0,2% a 0,5% e gerataxa de crescimento de levedura e metabolismo.

O mais importante de tudo é que Effymoll+ tem eficácia comprovada na melhora do processo de fermentação de melaço, resultando em baixa perda residual de açúcar, prevenção da contaminação bacteriana e redução da acidez volátil do vinho, baixo subproduto em vinho, melhora significativa da qualidade de álcool retificado e redução da quantidade de vinhaça, com a possibilidade de reciclagem dessa vinhaça em fermentação.  

Além disso, há redução no tempo de retenção da fermentação devido a uma reação mais rápida e operações consistentes de fermentação sem redução do desempenho. Apresentado na forma de pó fino, não aglomera e fica facilmente suspenso em água ou mosto. O produto é certificado Kosher & ISO 9001.

Visionárias, as parceiras Dedini e Praj acreditam que, na somatória de conhecimentos reside a evolução dos processos de produção, com ganhos expressivos para os produtores, segmento e mercado. Por isso, seguem na missão de buscar a excelência e colocá-la à disposição dos players do setor.

Brown sugar with fresh sugar cane on wooden table with sugar cane plantation farming background.

A Dedini é patrocinadora da Reunião Anual de 2024 da Fermentec

Esta entrada foi publicada em Reunião Anual e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *